Um pouco de como e nos laboratórios de endo
Vou começar confessando que por enquanto não sou fã de endo e dizendo que eu acho difícil, os laboratórios são cheios de passos que devem ser seguidos (que q em outros laboratórios não sejam), só que os passos da técnica endodôntica eu particularmente acho mais chatinhos.
Ja para avisar que se não me engano foi a lista mais cara que já tive (depois faço um post com todos as listas e valores), e assim e bastante coisa (pequenas) mais são muitas, enfim, primeira dificuldade que encontrei foi em conseguir os dentes para fazer as aulas, quanto mais dentes melhor pois mais você ira treinar, então esses dentes são inclusos em resina acrílica onde fica metade da raiz escondida.
Aqui nessa foto e um pre-molar que foi o primeiro que fiz.
As brocas mais usadas para fazer a abertura coronária, uma dica e você sempre marca no broqueiro as números das brocas para não esquecer.
Então no laboratório a abertura coronária e o primeiro passo, como vcs podem ver ai na foro acima.
So lembrando que todos os dentes tem que ser radiografados antes da abertura coronária assim você vai ter noção de onde começa o canal e que tipo de broca usar e etc.
Sempre marca as radiografias e os dentes para você não misturar.
Essas radiografia inicial de ajudar para ver o comprimento aparente do dente, onde você pega uma régua e mede e essa medida vai ser usada na exploração inicial.
(não vou entrar em detalhes porque e muita teoria)
Uma dica e tbm uma necessidade e que a bancada esteja sempre organizada e com apenas os materiais necessarios para aquela aula, assim você ganha tempo e comodidade na hora de começar a tarefa do dia.
Eu já tive a bancada sua bagunçada com excesso de material e não e legal, demoro encontrar o que eu quero, corre risco de sumir material, ate mais estressante fica o laboratório acreditem.
Hoje e assim que mantenho minha bancada, não só em endo mais em qualquer matéria, quando você trabalha em um ambiente organizado tudo flui melhor.
Não coloquei aqui mais tenho foto de bancadas bem desorganizadas e da um desamino só de olhar. (vou editar depois esse post e colocar a foto la no final e você vão me entender)
Todo o procedimento no dente e feito sob isolamento absoluto, então vou escolher um grampo, colocar no dente e fazer a abertura coronária ate que eu consiga ver o inicio do canal.
Abertura pronta vou irrigar o canal, para começar a exploração inicial, segunda parte dos passos.
Agora vai ser usadas limas onde eu vou de fato explorar o canal do dente.
(Olha ai a bancada da amiga do lado kkk o caos total né kk )
Essa exploração e feita com limas de pequeno calibre 06, 08 , 10 ou 15.
Exploração feita podemos passar para o próximo passo que o preparo de terço cervical, agora vamos usar brocas gates-gladdin ou brocas largo entre outras. ----------------------------------->
Então vamos alargando o canal aos poucos.
Sempre irrigando isso é muito importante.
Ai você deve fazer o próximo passo que e a odontometria onde você faz uma conta com comprimento que deu na radiografia e o comprimento médio do dente de acordo com a literatura.
Ai você pegar a lima e vai colocar na medida que você encontrou com a conta.
Quando você colocar lima ai deve ir radiografar novamente (gente gasta mais filme radiográfico que tudo)
Essa radiografia e importante porque você vai ver se passou ou não do ápice do canal.
Deixei bem grande essa imagem para vocês verem que eu passei do ápice (o que não pode), e difícil de entender eu sei, mais e por isso que falo que não gosto muito, isso porque e dente uni radicular se for um molar e muito mais difícil (minha opinião), eu comecei o molar agora então não tenho foto e ta muito difícil de fazer por isso iriei mostrar mesmo só esse, Mais os passos são os mesmo.
Como eu passei do ápice vou ter que recuar e depois radiografar novamente e ver se deu certo.(uma canseira só)
O ultimo passo e fazer o preparo do terço cervical, medicação e obturação.
Eu ainda não cheguei nesse ultimo passo.
Como são vários dentes a gente tem que fazer os passos em todos para depois finalizar todos.
Então ainda tenho muito o que fazer, mais queria mostrar isso, o que a feito nos laboratórios para vocês terem uma ideia.
Eu resumi muito, pois a endodontia e bem mais complexa que isso, mais a finalidade aqui e mostrar a pratica e as minhas experiencias.
E fale lembra que e difícil fazer esses passos, na teoria parece simples mais acreditem em mim não e.
Mais claro que muitas pessoas tem mais facilidade então vai gostar e fazer muito bem, outros como eu não vão gostar muito (eu gosto mais ou menos, ainda não me decidir).
Enfim, era isso que queria mostra no post de hj e que mais posts sobre os laboratórios viram.