quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Os temidos materiais e aulas praticas

Partindo dos primeiros ...

Bom, acho que para tirar o medo de alguns já passo adiantar que nos primeiros 2 semestre os materiais na maiorias das faculdades não são caros como muitos pensam, já li e ouvi que gastam ate 3 mil reais em materiais no primeiro semestre e tal, mais pelo menos em umas 4 faculdade que conheço não e assim, primeiro porque nos 2 primeiros anos estudamos mais as matérias básicas, segundo que você não usa o kit acadêmico (canetas, motorzinho) logo de cara, mais sim você tem aulas praticas que são corridas mais muito boas.



 
Tenho algumas fotos para que voces possam ver que são poucos materiais usado em aula que e de acordo com o que vai fazer naquela aula, tem materiais que voce compra no começo do ano e so usa no final do semestre (triste realidade).
Minha lista do primeiro semestre ficou em torno de uns 500 reais mais ou menos se contar roupa, jaleco, maleta, e os materiais, claro isso depende da grade da faculdade do professor e tal, mais tenho amigos de outras faculdades que nao chegaram a gasta isso (ainda mais para faculdades que são cinco anos ) a minha como e 4 anos eu tenho um contato mais rápido com alguns materiais.
Nessa primeira foto foi minha primeira aula laboratorial(tirando anatomia que já tem no primeiro semestre) e minha primeira restauração (eu sei não foi das melhores) só que no dia (ja tava querendo sai fazendo restaurações por ai kk)

basicamente voce compra, novamente (depende da faculdade) um manequim como esse e algumas espatulas e materiais para fazer essas restaurações, as aulas tem como objetivo fazer com que aprendemos um pouco sobre os materiais restauradores e tbm com usa-los.
 
 Você tem tbm gastos com jaleco e roupa brancas mais que servirão o curso inteiro, eu realmente me assustei muito quando comecei a estudar, porque só ouvia de parentes(quem nunca sabem nada) e amigos de como os materiais são caros que você gasta um absurdo com livros e etc, gente eu ate agora no 5 semestre não precisei comprar um livro, todos que preciso tem na faculdade ou baixo pela internet de graça, tiro xerox (quando tiro, pq prefiro deixar no tablet) e vida que segue.
Essa segunda foto já e do 2º semestre que tbm gastei pouco (comparado ao que se lia e ouvia por ai) foi em media de 300 reais colocando coisas que comprei de novo (como foro de bancada e que mt barato).
Nessas aulas aprendia a moldar, vazar o gesso (colocar o gesso ai nessa massa azul kk ) da para ver tbm que ja estão todos os dentes restaurados (foi tudo feito no 1º semestre).
Não tenho foto de todos os materiais mais não são muitos.
Dica= tem gente que leva na bolsa mesmo devido a pequena quantidade e praticidade( maleta parece legal, mais da um trabalho).

Aqui nessa foto foi a ultima aula do 2º semestre, as aulas são meio rápidas se você não tiver concentrado ali na hora e for organizado voce não consegue terminar na hora (espere ate a prótese total laboratorial locuuuuuura total gente), mais e muito bom essas aulas e todo o aprendizado que ganhamos.
Para desanimar uns e alegrar outros não sei, você não usa branco sempre e nem em todos os laboratórios, então não vai ser todo dia que voce vai de branco, mais se animem tem os dias que vai ser obrigatório para quem gosta de branco como eu :) .
Emfim, queria tirar o medo ou a duvida de alguém que pensasse que seria um semestre cheio de gasto e tal, mais claro vai ter grandes listas e materiais caro sim, ainda vamos chegar la, mais enquanto nao chega, vamos economizar e ja ir juntando o dinheiro que puder para na hora dos materiais mais caros voces ja tenha uma boa parte.
aaahh e claro geralmente tem que comer na faculdade e isso e um gasto, quem tem condições de comer na faculdade ótimo, depende do que comer vai gasta uns 15 reais por dia.
Eu não compro (geralmente) sempre levo minha comida de casa, na minha faculdades e em outras tbm, eles tem uns microondas onde vc pode esquentar (as filas geralmente são grandes) mais ja e menos um gasto.
Então eu queria tirar esse medo que as pessoas tem de que só rico faz odonto, hoje em dia podemos fazer o curso que quisemos so basta ter determinação e foco que voce consegue, lembrando ainda vai ter materiais caros mas se voce se programar e antes de tudo conversa com sua família voce consegue sim fazer se esse for seu sonho como era o meu :).

Aquela historia de como cheguei ate aqui

Porque fiz esse blog ?!

Porque eu sempre procurei informações sobre o curso, mais sempre que pesquisava eu encontrava sempre as mesmas coisas ou resposta que sempre me deixavam na duvida sobre o curso, algumas pesquisas eram exageradas e digamos ate ''mentirosas'' quando se tratavam de custos tanto para negativas ou positivas, enfim eu não tive muito contato com alguém que estudava odontologia ou já tinha estudado então me restava pesquisar e ir com a cara e a coragem, eu sei que na internet tem informações muitos coerentes quando as matérias, custos e dificuldades do curso, mais eu queria além disso uma resposta de alguém que estudasse para que tivesse ideia de como e realmente na hora do vamos ver, e isso eu não encontrei.
Mudando um pouco de assunto mais não saindo do tema faculdade, eu me formei em 2012 e sempre morei em cidade de interior, eu sabia o curso que queria mas não sabia a forma que entraria na faculdade, eu sempre estudei certinho (nunca fui nerd) mais sabia que não estava preparado para o Enem (não por morar no interior ou escola publica, mais o ensino que tive não era aqueles que motivassem tanto o meu crescimento, e eu também não tinha maturidade para ver o quão importante era eu ter me esforçado mais) enfim, eu não fui bem no Enem e não consegui bolsa, eu já tinha ouvido falar do Fies(que me fez estuda menos ainda para o Enem) então decidi que iria entra na faculdade e fazer o fies.
Eu e minha família nos informamos muito pouco sobre o fies e como seria minha entrada na faculdade, mas fui fazer o vestibular (atrasado porque deixei para ultima hora) já sabendo do grande preço da mensalidade. Para minha sorte ou azar não passei no primeiro que fiz, conversando com minha mãe falei que a gente teria que pagar as mensalidades (se eu passasse) ate o fies sair(porque eu não me informei direito), minha mãe falou que não teria como pagamos esse valor todo das mensalidades e ariscar de não ser aprovado meu FIES, resumindo,minha mãe me convenceu a fazer outro curso onde ela poderia pagar as primeiras mensalidades. Ja que teria custo com aluguel, comida e materiais pagar tbm a faculdade para minha família não daria.
Fiz outro vestibular dessa vez para engenharia (olha como fui para digamos o oposto do que eu queria) mas fui pois não queria ficar parado em casa esperando outro ano ou quem sabe não querendo  mais fazer faculdade, passei no vestibular que por sinal tava na reta final e logo ja começavam as aulas, chegando na faculdade para fazer a matricula foi informado que não teria fies para o horário que escolhi, ligando para minha mãe, que acho eu já me queria de volta, logo disse '' vem embora então e deixa isso queto kkk'' eu havia escolhido mais outras duas opções de curso no vestibular, que era Farmácia e Biomedicina, me informei e fiz a matricula em Farmácia, pronto, agora e só correr atras dos FIES (que foi muito difícil conseguir).
Parece que então não faço odonto né kk mais calma, e que queria contar um pouco de como foi minha entrada na faculdade e mostrar o quanto a falta de informação pode atrapalhar os seus planos, para quem conhece o fies sabe que eu poderia ter tentado passar em Odontologia e deixar as mensalidades pendentes ate que o Fies fosse feito (que na minha época era mais fácil).
Para resumir e não ficar contanto dos meus problemas (que todo mundo tem), eu estudei 1 ano de Farmácia desejando estar no curso de odonto, dessa vez com informação, vi que eu poderia transferir o fies e o curso, foi quando transferir não só de curso mais de cidade tbm, com a informação que tive me mudei para mais perto da família e estou em uma cidade que considero melhor para morar (faculdade continua a mesma) pois gosto muito dela que sempre foi minha escolha por ser muito reconhecida no curso de Odontologia.
E hoje depois de muitos problemas com o Fies que falarei mais para frente, estou firme e forte no curso que eu sempre quis.